quinta-feira, outubro 25

A Copa em Porto Alegre


Com o clima subtropical aos hábitos culturais, Porto Alegre é bastante diferente das outras capitais brasileiras. Fundada em 1742 por casais açorianos, a capital do Rio Grande do Sul recebeu milhares de imigrantes não só de Portugal, mas também de outros países europeus, principalmente Itália, Alemanha  e Polônia.

Além disso, como o estado está localizado bem ao sul do Brasil, os gaúchos têm diversas características culturais em comum com os vizinhos da Argentina e do Uruguai, da música folclórica ao hábito de beber o chimarrão.

Porto Alegre fica na margem leste do Rio Guaiba, exatamente no ponto de convergência de outros cinco rios, os quais formam a enorme Lagoa dos Patos. Os 497 quilômetros quadrados são cobertos por mais de um milhão de árvores, fazendo da capital gáucha uma das mais verdes cidades brasileiras, apesar de ser o núcleo da quarta região metropolitana mais populosa do país, com aproximadamente quatro milhões de habitantes. Mais de 1,4 milhão de pessoas moram dentro dos limites do municipio de Porto Alegre.

A capital do Rio Grande do Sul também é famosa por apresentar um dos maiores índices de desenvolvimento humano(IDH) do país inteiro.

Futebol

A cena futebolística na cidade de Porto Alegre está dividida em duas: de um lado, o azul, preto e branco do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense; do outro, o vermelho e branco do Sport Club Internacional. As duas equipes dividem a paixão dos porto-alegrenses e são dois dos mais importantes clubes da história do futebol brasileiro.

Além de dominarem os livros de história do Rio Grande do Sul, Grêmio e Inter também possuem um bom número de titulos nacionais e internacionais:
O tricolor já conquistou o Campeonato brasileiro duas vezes (81 e 96), a copa do Brasil quatro vezes (89,94,97 e 01), Libertadores duas vezes (83 e 95), e um Mundial (83).
O Colorado abriga no seu salão nobre três troféus brasileiros (75,76 e 79), uma copa do Brasil (92), duas libertadores (2006 e 2010), um mundial da FIFA (2006), uma Copa Sul-Americana (2008) entre tantas outras conquistas.

Tanto Grêmio como Internacional dispõem de estádios próprios, ambos tradicionais, respeitados e com capacidade para mais de 50 mil torcedores, separados apenas por 2,5 km: o Olímpico Monumental e o Beira Rio, respectivamente. Este é o último ano do Olímpico, pois a Arena está em fase de conclusão, com previsão de inauguração em dezembro.

As duas divisões de base também estão entre as mais produtivas do Brasil. Enquanto o tricolor formou craques como Ronaldinho Gaúcho, Emerson e Renato Gaúcho, o Colorado revelou ao mundo jogadores do calibre de Falcão, Taffarel e Alexandre Pato.


Nenhum comentário: