terça-feira, janeiro 31

A South Brazil e GNT SUL no Fórum Social Temático 2012


Os debates do Fórum Social Temático 2012, com a participação da presidenta Dilma Rousseff, foram destaque esta semana no Brasil, marcada também pelo desabamento de três edifícios no Rio de Janeiro.

No painel Diálogo entre sociedade civil e governo e perante umas cinco mil pessoas reunidas no Ginásio Gigantinho de Porto Alegre, a mandatária saudou aos que não se renderam ao pensamento único e asseverou que a conferência Rio+20 será um processo de renovação de ideias.

Rousseff sustentou que o Brasil convive harmonicamente com seus vizinhos da América Latina e Caribe, com os quais quer construir um polo de desenvolvimento e democracia.

O lugar que o Brasil ocupa hoje no mundo não é consequência de nenhum milagre econômico, como acontecia no passado. É resultado do esforço do povo e de seu governo que souberam optar por um novo caminho, afirmou Rousseff ao discursar no Fórum Social Temático (FST) 2012.

Apontou que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que se realizará no Brasil em junho, deve ser um momento importante de um processo de renovação de ideias.

"O Rio+20 vai enfrentar uma questão mais ampla e decisiva. Um novo modelo de desenvolvimento em suas dimensões econômica, social e ambiental", indicou.

O que estará em debate - continuou - é um modelo de desenvolvimento capaz de articular o crescimento e a geração de emprego, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades, a participação social e a ampliação de direitos, educação e inovação tecnológica, o uso sustentável e a preservação dos recursos ambientais.

O FST-2012 começou na terça-feira passada e concluirá amanhã, com o lema Crise capitalista, justiça social e ambiental. Os organizadores esperam que umas 30 mil pessoas assistam às mil atividades previstas no encontro, que se desenvolve em quatro cidades do estado brasileiro de Rio Grande do Sul.



Nenhum comentário: