quarta-feira, março 13

Cardeal argentino é escolhido papa da Igreja Católica

O papa eleito para suceder Bento XVI, o argentino Jorge Mario Bergoglio, já começa o pontificado marcando a história da Igreja Católica. Ele será o primeiro Pontífice jesuíta, latino-americano, e também o primeiro a se chamar Francisco. Assim como a renúncia de Joseph Ratzinger, a escolha do arcebispo de Buenos Aires pegou o mundo de surpresa. Ele não vinha sendo apontado como um dos favoritos e venceu a barreira da idade. O argentino assume o Trono de Pedro com 76 anos, um a menos que Ratzinger quando foi eleito em 2005, apesar da expectativa de que fosse escolhido um líder mais jovem.

Apesar de ser considerado de centro por alguns analistas, o jornal argentino “Clarín” afirmou que as posturas de Bergoglio são geralmente consideradas progressistas. Em setembro do ano passado, ele criticou duramente os sacerdotes que não aceitam batizar filhos de mães solteiras, chamando-os de “hipócritas”.
- Estes são os hipócritas de hoje. Os que clericalizaram a igreja. Os que afastam o povo de Deus da salvação - afirmou, em um encontro pastoral na Universidade Católica Argentina (UCA).
Em reportagem sobre os papáveis no começo deste mês, o jornal italiano “La Stampa“ havia classificado Bergoglio como uma figura-chave do conclave, mas descartou sua eleição, devido à idade avançada.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi anunciado na noite desta quarta-feira (13), tarde no Brasil, como o novo papa da Igreja Católica. O primeiro papa latino-americano da história vai utilizar o nome de Francisco 1º.
Bergoglio assume o comando da Igreja Católica e do Vaticano 13 dias após a renúncia de Bento 16 (o alemão Joseph Ratzinger), que deixou o cargo em 28 de fevereiro após declarar não ter mais forças para seguir no posto.

A decisão saiu no segundo dia do conclave, iniciado na tarde de terça-feira (12). Foram necessárias cinco votações para que os 115 cardeais eleitores chegassem a um nome de consenso: uma na tarde de ontem, duas na manhã de hoje e mais duas na tarde de hoje.
Além da fumaça branca, expelida às 19h06 locais (15h06 em Brasília), a escolha do novo papa foi anunciada pelos sinos da Basílica São Pedro.
A multidão de católicos que lotava a praça São Pedro então se aproximou da varanda da Basílica de São Pedro, onde o novo papa foi apresentado aos fiéis.

Nenhum comentário: