quinta-feira, setembro 8

Acampamento Farroupilha abre as porteiras

Até o dia 20 de setembro, o Parque Harmonia deve receber um milhão de pessoas para a festa tradicionalista



O acampamento Farroupilha abriu oficialmente os trabalhos, a fim de receber os tradicionalistas e apreciadores do movimento gauchesco. Às 18h ocorreu o acendimento da Chama Crioula no Parque Harmonia por um grupo de cavalarianos e pelo prefeito José Fortunati. São cerca de 370 piquetes montados e, aproximadamente, 100 pontos que comercializam alimentos, bazar, roupas e artesanato.

“A partir de hoje até o dia 20 de setembro, haverá uma intensa programação cultural com shows, bailes, tertúlias, apresentações teatrais, danças, além das provas campeiras”, informa o coordenador do Acampamento Farroupilha, Vinícius Brum. A estrutura abrange duas mil pessoas, que trabalham para atender a um milhão de visitantes em 14 dias.

A festa tradicionalista oferece ao público padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar. A praça de alimentação tem estandes que venderão peixe, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera e produtos coloniais como queijo, salame, pães, cucas e doce de leite.

O Acampamento Farroupilha, cujo patrono é o escritor Alcy Cheuiche, conta também com uma feira de artesanato e lojas que comercializam artigos tradicionalistas. São roupas típicas e acessórios como botas, lenços e facas para compor a pilcha. Além disso, são ofertados artigos de bazar, móveis rústicos, kit para jogo de bocha, licores, entre outros. A feira fica no centro do parque, com 60 estandes, e as lojas estão localizadas nas proximidades do Centro de Eventos e da Fazendinha, onde ocorrem as provas campeiras.

“Continuamos com a mesma estrutura de segurança e saúde realizada nas outras edições do acampamento. Montamos também uma vasta programação cultural para atender ao público que vier ao Parque Farroupilha até o dia 20 de setembro”, explica Brum. Ao lado do Centro de Eventos, o parque disponibiliza um posto de saúde 24 horas. A unidade possui sala de atendimento de emergência e duas ambulâncias para atender a casos de urgência. Pacientes com problemas mais graves são encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Em relação à segurança, a Brigada Militar fica responsável pela disciplina durante as festividades. Desde o ano passado, o acampamento conta ainda com uma delegacia da Polícia Civil instalada próximo ao Centro de Eventos. As equipes da Civil ficam de plantão durante 24 horas.

Nenhum comentário: